Ética e Compliance

Uma equipe formada por especialistas em Auditoria Interna, Riscos e
Compliance, com mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços para
empresas de pequeno, médio e grande porte nos diversos segmentos de
atividade econômica no país.
Ao longo de suas carreiras os profissionais da Acta, atuaram na realização de
diagnósticos, implantações e reestruturações da área de Compliance de
diversas empresas no Brasil e no exterior o que proporciona uma experiência
completa e conhecimento aprofundado sobre este tema.

Diagnóstico

 

Mapeamento inicial dos riscos de Compliance aos quais a empresa está
exposta, tendo em vista o ambiente externo com suas leis e regulamentações, e
também as normas e regulamentos internos. As geografias de atuação da
empresa devem ser consideradas.

No diagnóstico, são identificados as áreas e os processos expostos aos riscos de
Compliance, incluindo questões trabalhistas, de meio ambiente, sanitários,
concorrenciais, de crimes financeiros, em especial os de corrupção e de
lavagem de dinheiro. Nesta etapa é feito o mapeamento dos tomadores de
decisão, suas alçadas e controles associados para mitigação dos riscos
mapeados.

A partir do diagnóstico, é possível implantar controles internos para a mitigação,
monitoramento e gerenciamento desses riscos.

Implantação

Em com junto com a Alta Administração, patrocinadora do projeto, a
implantação da área de Compliance exige a criação de documentos específicos,
definição de estrutura apropriada e disseminação a todos os envolvidos.
Elencamos as principais atividades realizadas na etapa de implantação de um
programa de Compliance:

• Constituição do Comitê de Ética ou Órgão semelhante;
• Definição do apetite (tolerância) aos riscos de Compliance;
• Construção do Código de Ética para Colaboradores e terceiros;
• Definição da estrutura responsável pela governança da área de Compliance;
• Implantação do Canal de Denúncia;
• Definição dos critérios para monitoramento da eficiência do programa de
Compliance;
• Elaborar Plano de Comunicação;
• Realização de treinamento para colaboradores.

Monitoramento – Execução de Testes de Compliance

A realização de testes de Compliance (Auditoria do Programa de Compliance)
visa garantir que a estrutura desenhada e os respectivos controles existentes
estão de fato mitigando os riscos mapeados. A eficiência da estrutura de
Compliance deve ser medida de forma periódica atentando principalmente para
riscos e controles considerados críticos ao negócio da organização.

Processos críticos demandam atenção especial, tais como cadastro,
contratação, pagamentos, aprovação de doações, patrocínios, viagens e
jantares, licitações, entre outros. Para o monitoramento de transações, é
essencial o desenvolvimento de indicadores de riscos (KRIs), que podem ser
combinados entre si num painel de gestão (dashboard), de modo a identificar
exceções e sinais de violação às regras.

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